terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tipos de Nó

Um fator importante para a identificação da origem de um tapete é verificar o tipo de nó com que o mesmo foi tecido.

Basicamente, existem dois tipos de nó: 
  • Nó Persa, às vezes denominado Sehna, nome de uma cidade da Pérsia.
  • Nó Turco, também denominado Ghiordes, uma cidade tapeçeira da Turquia.

As bases de um tapete são duas estruturas de fios:
  1. Os fios fixos do urdimento, que correm verticais
  2. Os fios da trama, estes tecidos horizontalmente, passados através do urdimento e separando cada fileira de nós.
A diferença entre os dois nós acima mencionados, é que o turco (Ghiordes) se tece em torno de dois fios do urdimento, ao passo que o persa (Sehna) se tece em torno de um urdimento e passa em laçada por baixo do seguinte, no formato de um "s". Cada nó é executado manualmente e, em alguns dos tapetes persas mais finos, pode haver uma quantidade entre quinhentos a mil nós por polegada quadrada (6,45 cm²). 

Em anos recentes, alguns tapetes provenientes da Pérsia e da Turquia têm sido tecidos com o que é conhecido como jufti ou nós falsos. Tais nós são dados da mesma forma que os verdadeiros, porém o efeito final é de uma peça com textura áspera ou grosseira, tecida frouxamente, que ficará desgastada mais rapidamente do que um tapete com maior densidade de nós.

Nas regiões onde a arte tapeceira é a principal indústria, o artesão habilidoso pode dar cerca de quinze nós por minuto, ou seja, cerca de oito mil ao dia. Isto quer dizer que ele levará uns dois meses tecendo um tapete de 3m x 1,80m. Entretanto, peças deste tamanho ou maiores podem ser trabalhadas por mais de um tecelão, sendo que, em tapetes muito grandes, até seis tecelões podem trabalhar ao mesmo tempo. Eles tecem orientando-se por diagrama que lhes indica o número de nós a serem dados em cada cor e quais as tonalidades desejadas.

No referente a onde são empregados os dois tipos de nós, existem algumas regras gerais e inúmeras exceções. Em sua maioria, os tapetes orientais são confeccionados com o nó turco. Todas as peças turcas e caucasianas o empregam, assim como muitas turcomanas e um grande número de persas. Os tapetes confeccionados com o nó persa, provêm principalmente da própria Pérsia, embora este nó também seja empregado em algumas peças turcomanas, assim como nas do Beluchistão e da China.

Em termos geográficos, a linha divisória é o Mar Cáspio, a Oeste do qual é usado quase exclusivamente o nó turco. A Pérsia se acha situada a cada lado da linha divisória, de modo que lá podem ser empregados ambos os nós. 



Perspolis Tapetes Persa
Clique aqui e Compre Tapetes Persas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário