
A melhor lã é originária da parte Ocidental da Pérsia, nos limites com a Turquia. A qualidade ímpar dessa lã, é o motivo óbvio para a excelência dos tapetes persas.
O pêlo de cabra é usado principalmente nos tapetes turcomanos, que também podem ser confeccionados com o macio e fino pêlo da cabra angorá. A cashmere, lã da cabra tibetana, é ocasionalmente encontrada nas texturas indianas, chinesas e tibetanas.
O pêlo de camelo, material forte e de grande durabilidade, pode ser encontrado em tapetes do Paquistão (antigo Beluchistão) e nas peças mossul. Este último nome é, em realidade, uma marca comercial, não possuindo qualquer conexão conhecida com a cidade iraquiana de Mossul, uma vez que os tapetes são tecidos na Pérsia Ocidental e na Turquia pelas tribos curdase comercializados na cidade de Hamadan.
O algodão é largamente usado nos tapetes persas, para a montagem dos fios de urdimento e da trama do tecido base. Embora raramente empregado na confecção dos nós, de vez em quando alguns Bukharas podem apresentar pequenas áreas brancas tecidas em algodão.
A seda é um material indicativo de luxo e poder, como ainda hoje, tendo sido geralmente usado nas peças tecidas para os lugares sagrados, em tapetes menores para oração e nos destinados à realeza, já que somente os nobres conseguiam suprir um tecelão com as quantidades necessárias. Em vista disso, são raras as peças antigas de seda, pois trata-se de um material que não resiste muito ao uso.
Perspolis Tapetes Persa
Clique aqui e Compre Tapetes Persas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário