quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tapete Hereke

Hereke é uma cidade ao Noroeste da Turquia, às margens do Mar de Mármara. O sultão da Turquia estabeleceu uma manufatura e a subsidiou. Os tapetes de Hereke, possuem poucas características turcas, pelo simples motivo de que todos os tecelões foram importados de Kirman, na Pérsia. Sua única concessão ao país foi o emprego do nó turco.


Os desenhos empregados seguem de perto os das peças de Kirman, com padrões florais naturalistas cobrindo toda a superfície, como o motivo Xá Abbas, ao passo que animais (raramente encontrados em teceduras turcas) aparecem com frequencia nestas peças. Elas também se igualam às Kirman antigas, quanto ao uso de suaves tons pastel.

Os tapetes Hereke confeccionados em seda, talvez sejam os mais finos já tecidos, com o emprego regular de fios dourados e prateados. A alta qualidade dos Hereke antigos, que são extremamente valiosos, é a mais clara evidência de que foram tecidos nos teares das oficinas reais.





Tapete Ghiordes

A cidade de Ghiordes deu seu nome ao nó turco. Os tapetes que produz são classificados entre os maiores de teceduras turcas. É uma justiça poética, o fato de o nó turco ser chamado Ghiordes, uma vez esta é a antiga cidade de Gordium, que emprestou seu nome ao nó Górdio, cortado por Alexandre, o Grande.

As peças de Ghiordes são divididas em 3 espécies:
  1. Tapetes Antigos
  2. Tapetes para Orar
  3. Tapetes Modernos
Colocamos os últimos em primeiro lugar, dizemos que os Ghiordes modernos não têm qualquer semelhança com peças antigas, seja em desenho ou qualidade. São bem inferiores e usam motivos persas. Os livros mais recentes sobre tapetes mostram uma surpreendente unanimidade, seja em ignorá-los por completo ou em rejeitá-los.

O primeiro ponto a ser dito sobre os tapetes antigos, é que estão entre os únicos tapetes turcos seculares que possuem proporções consideráveis de verde. Em geral, as peças seculares apresentam padrões geométricos cobrindo toda a superfície, sobre um campo marfim ou magenta.

As peças Ghiordes para orar, situam-se entre as mais finas de sua espécie, tecidas em qualquer parte do mundo. As peças seculares, no entanto, não tendem a essa excelência, embora dificilmente mereçam a severidade de C.W. Jacobsen, quanto a figurarem em último lugar entre os tapetes turcos antigos.

Os tapetes Ghiordes para orar, contam-se entre os mais procurados de todas as peças orientais, sendo distintivos em seus motivos tecidos.  Quase sempre apresentam três amplas margens de padrões geométricos diferentes, entre as quais há três tiras muito estreitas. No centro do tapete situa-se o mihrab ou nicho, com uma lâmpada pendendo do arco, em muitos exemplares. Os dois painéis, a cada extremidade final do nicho, são preenchidos de motivos geométricos, como o são as áreas dentro do quadrado central, em ambos os lados do V invertido, em forma de arco. 

Geralmente, as cores são vívidas e variadas. Os exemplares tecidos no final do século XVII, no entanto, tendem a apresentar motivos diferentes.



 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tapete Dimirdji

A cidade de Dimirdji fica a meio caminho entre Ghiordes e Oushak. Que se saiba, nenhum tapete foi tecido ali, nos últimos 50 anos, pelo menos. 

Os tapetes de Dimirdji invariavelmente apresentam um distintivo centro-hexagonal com fundo vermelho, sendo os quatro cantos do campo geralmente tecidos em verde e as margens predominantemente amarelas. São peças de considerável raridade.

 














Tapete Bergama

Bergama é uma pequena cidade localizada a 96km ao Norte de Izmir, edificada sobre a localização da antiga Pergamum. Seus tapetes têm cores fortes e encorpadas, sendo um tanto raros no mercado hoje em dia. 

Costumam apresentar um medalhão central geométrico, sendo similares às peças de Ladik. Também mostram certa similaridade com os tapetes Kazak, do Cáucaso. 

Na década de 20, um tapete inferior, tecido na Grécia e na Turquia, foi comercialização como Pergamo, porém eles não eram produzidos na cidade do mesmo nome e nem possuíam qualquer qualidade.