
As peças de Ghiordes são divididas em 3 espécies:
- Tapetes Antigos
- Tapetes para Orar
- Tapetes Modernos
Colocamos os últimos em primeiro lugar, dizemos que os Ghiordes modernos não têm qualquer semelhança com peças antigas, seja em desenho ou qualidade. São bem inferiores e usam motivos persas. Os livros mais recentes sobre tapetes mostram uma surpreendente unanimidade, seja em ignorá-los por completo ou em rejeitá-los.
O primeiro ponto a ser dito sobre os tapetes antigos, é que estão entre os únicos tapetes turcos seculares que possuem proporções consideráveis de verde. Em geral, as peças seculares apresentam padrões geométricos cobrindo toda a superfície, sobre um campo marfim ou magenta.
As peças Ghiordes para orar, situam-se entre as mais finas de sua espécie, tecidas em qualquer parte do mundo. As peças seculares, no entanto, não tendem a essa excelência, embora dificilmente mereçam a severidade de C.W. Jacobsen, quanto a figurarem em último lugar entre os tapetes turcos antigos.
Os tapetes Ghiordes para orar, contam-se entre os mais procurados de todas as peças orientais, sendo distintivos em seus motivos tecidos. Quase sempre apresentam três amplas margens de padrões geométricos diferentes, entre as quais há três tiras muito estreitas. No centro do tapete situa-se o mihrab ou nicho, com uma lâmpada pendendo do arco, em muitos exemplares. Os dois painéis, a cada extremidade final do nicho, são preenchidos de motivos geométricos, como o são as áreas dentro do quadrado central, em ambos os lados do V invertido, em forma de arco.
Geralmente, as cores são vívidas e variadas. Os exemplares tecidos no final do século XVII, no entanto, tendem a apresentar motivos diferentes.
Geralmente, as cores são vívidas e variadas. Os exemplares tecidos no final do século XVII, no entanto, tendem a apresentar motivos diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário