quinta-feira, 28 de março de 2013

Tapete Saruk

Os reais tapetes Saruk antigos, eram tecidos na cidade deste nome, situada a 30 quilômetros a Noroeste de Sultanabad. O tapete antigo tem trama e urdimento de algodão, costuma apresentar um medalhão central e sua tecedura é excelente.

A maioria dos tapetes do século XX, conhecida como Saruk tem o campo inteiramente coberto de destacado motivo floral sobre fundo rosa, com aparência muito atraente.

Tais peças desfrutaram de grande popularidade na América, e vastas quantidades foram exportadas para os Estados Unidos, antes da Segunda Guerra Mundial. Infelizmente estes tapetes sofreram lavagens químicas em grande proporção, sendo depois pintados para que adquirissem uma aparência lustrosa, processo que lhes afetou seriamente o estado, no correr dos anos.


Deve-se notar que a Oeste de Sultanabad fica a região Malayer, na qual se situam duas importantes cidades tapeceiras: Josan e a que também leva o nome de Malayer. Estes dois tipos empregam o nó turco - contrariamente ao Saruk, tecido em nó persa - mas seus desenhos têm íntima conexão com os dos Saruk antigos. Os tapetes de Josan classificam-se entre os melhores sendo atualmente produzidos na Pérsia.

Como os Saruk antigos, a maioria deles é confeccionado em tamanho menor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário