Há desenhos de plantas em determinados tapetes orientais que são combinados apenas para oferecer um esquema decorativo.

Roseta: Provavelmente representa a Estrela-de-Belém, flor persa da primavera, embora o lótus tenha sido sugerido. É empregada alternadamente com um botão fechado, para formar uma padronagem de flores e botões, encontrada comumente nas bordas das teceduras persas.
Sadar: Padrão de teceduras do século XIX, assim denominado em homenagem a um governador do Azerbeidjã, chamado Sadar Aziz Khan, consiste de formas de folhas, entreligadas por vinhas e padrões florais.
Herati: O desenho herati é também um dos mais proeminentes entre os padrões persas, às vezes conhecido como motivo do peixe ou dos peixes-gêmeos. Supõe-se que primeiramente foi empregado na cidade de Herat, e consiste de uma roseta entre duas folhas denteadas, um desenho que, mostra uma clara semelhança com um peixe. Muito comum nas teceduras de Herat, Khorassan, Fereghan e Sehna.
Gul-Henna: O motivo gul-henna compõe-se de pequenas flores amarelas da planta hena, dispostas em fileiras e entreligadas por um complexo padrão floral.
Mina Khan: É um motivo curdo, assim chamado em homenagem a um dirigente da Pérsia Ocidental. Vinhas verdes geométricas entreligam um arranjo buquês vermelhos, amarelos e azuis, montados sobre treliças.
Lírio: Nas teceduras turcas assemelha-se ao trevo de três folhas, invariavelmente encontrado nos tapetes de Konya, nome que também designa este motivo.
Rosas Quadripétalas: Em teceduras curdas podem representar a árvore da vida, bem como o padrão grão-de-arroz, pequenos pontos rosa-vivo sobre fundo branco, que podem ser encontrados nos tapetes chineses e nos tecidos em Samarkand.
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