Os vários centros importantes na tecelagem de tapetes podem ser divididos entre os que usam motivos florais e os que empregam formas e padrões geométricos.
Os países florais são a Pérsia e a Índia. A Turquia é uma mescla de florais e geométricos. As peças caucasianas e turcomanas quase sempre são geométricas e, nas raras ocasiões em que são usados os motivos florais, estes se tornam estilizados e retilíneos.
Nos tapetes turcos é raro encontrar-se qualquer criatura - animal ou humana - tecida no desenho. Muitas peças mais antigas, em especial os tapetes para oração, apresentam inscrições tecidas na margem. Geralmente são citações do Corão, embora não seja incomum encontrar-se breves estrofes ou linhas de alguns dos mais conhecidos poetas persas. Raramente os tapetes são assinados - uma famosa exceção é o tapete da Mesquita de Ardebil - embora muitos sejam datados.
Animais, insetos e aves, surgem regularmente nos motivos dos tapetes orientais. Podem ser altamente estilizados ou absolutamente realísticos, como os animais selvagens dos tapetes persas com motivos de caça.
A lista seguinte engloba os animais e aves encontrados com maior frequência:
- abelha
- alce
- borboleta
- camelo
- cão
- caranguejo
- cegonha
- corvo
- dragão
- elefante
- escaravelho
- escorpião
- esquilo
- fênix
- galo
- javali
- leão
- morcego
- mosca
- papagaio
- pardal
- pato
- pavão
- pega
- pombo
- porco
- tarântula
- tartaruga
- tigre
Nenhum comentário:
Postar um comentário