quarta-feira, 19 de junho de 2013

Tapete Smyrna ou Esmirna

Smyrna ou Esmirna, hoje chamada Izmir, durante séculos foi um dos principais portos marítimos da Turquia, não foi uma cidade produtora de tapetes, mas antes um ponto de mercado para as peças tecidas nas cidades e aldeias vizinhas.

Trata-se, portanto, de uma denominação ilusória, só incluída aqui, por ser fartamente citada na literatura tapeceira, bem como em leilões e catálogos de vendedores. O nome é comumente usado como termo genérico para tapetes Ghiordes e Oushak do século XX, denotando peças modernas e de qualidade inferior. 

Também é muito empregado para referir-se a tapetes de aparência persa, embora confeccionados em Sivas e Sparta. O desenho mais típico para um tapete, é o campo hexagonal alongado, cujas margens internas são debruadas com pequenos ramos de flores trifólias.



Tapete Kulah

Os tapetes de Kulah apresentam grande similaridade com os produzidos na cidade de Ghiordes. Como as peças de Ghiordes, as de Kulah geralmente são tapetes para orar e, quando antigos, classificam-se entre os tapetes turcos mais admirados. 

A principal diferença entre um tapete para orar tecido em Ghiordes, e outro tecido em Kulah, é que este último usualmente apresenta uma única barra transversa, localizada acima do nicho. E esse nicho, em si, não alcança a barra transversa, como nas peças Ghiordes, subindo apenas cerca de dois terços no campo. 

Um desenho interessante, peculiar ao Kulah, é o tapete para orar com um mihrab de dupla terminação, conhecido como um "Kourmur Jur Kulah". O desenho é assim tecido, não para dar uma representação arquitetônica aproximada, mas meramente delineada em branco, sobre um fundo em  padrão geométrico. 

De fato, estes tapetes nivelaram-se aos mais finamente tecidos na Turquia e, com seus medalhões em arabesco, apresentam certa semelhança com os Oushak.



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tapete Konya

Konya, com frequência escrito Konieh, é a antiga cidade de Iconium, e fica a cerca de 240 Km ao Sul de Ankara. 

Seus tapetes costumam empregar suaves e harmoniosos tons, como castanhos e cremes, de efeito muito bem equilibrado.São normalmente tecidos sob a forma de tapetes para orar, com uma seleção de motivos abstratos desconexos, no interior do mihrab

As peças seculares frequentemente apresentam um duplo medalhão vergôntea, composto por dois octógonos. De modo geral, seus desenhos são rudes e tecidos sem capricho.




Tapete Kirsehir

Estes tapetes são produzidos na cidade do mesmo nome, localizada a 160 Km a Sudeste de Ankara. 

São confeccionados sempre sob a forma de tapete para orar, sendo empregada em grande quantidade uma característica tonalidade em vivo verde-grama.

Também sempre apresentam o motivo floral de três gomos nas bordas. São notados por seu forte, mas perfeitamente equilibrado uso da cor.