quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tapete Isfahan

Isfahan, a antiga capital da Pérsia, é uma das maiores produtoras de tapetes. Provavelmente, os tapetes confeccionados durante os séculos XVI e XVII, sejam os mais magníficos já tecidos. Com suas duas importantes mesquitas, a Shah e a Lutfullah, a cidade é um digno cenário, em si mesma. 

O nó persa foi e continua sendo usado, enquanto os fios da trama e urdimento sempre foram de algodão ou, nas peças mais finas, ocasionalmente de seda.

O maior tapete existente produzido em Isfahan pode ser o austríaco real que se encontra em Viena, tecido com motivos de caça, embora algumas autoridades aleguem que, Maqsud ou não, o tapete da mesquita de Ardebil também foi tecido lá.

Além deste tipo, há duas outras espécies representativas das famosas peças antigas, que podem ou não ter sido confeccionadas em Isfahan:
  • Tapetes com motivos animais, similares aos de caça mas sem figuras humanas a cavalo
  • Tapetes com vaso, assim chamados porque um motivo semelhante a um vaso de flores é repetido no campo da peça
 Se tais peças não foram tecidas lá, as duas alternativas mais prováveis seriam Tabriz ou Herat. Existem cerca de 1.500 tapetes sobreviventes dos séculos XVI e XVII.


Perspolis Tapetes Persa
Clique aqui e Compre Tapetes Persas!

Tapete Fereghan

São produzidos nas planícies de Fereghan, situadas o Oeste de Teerã. Os exemplares antigos mais finos contam-se entre os tapetes persas mais procurados, sendo muito raros. O nó persa tem sido usado tradicionalmente, embora também tenha sido empregado o nó turco, em tempos mais recentes. Quase sempre, os fios da trama e do urdimento são de algodão. Basicamente, existem dois tipos de Fereghan:
  • O Padrão Compacto
  • Medalhão Central
O primeiro tipo geralmente apresenta o motivo herati que, por ser encontrado com tanta frequencia nestes tapetes, por vezes é conhecido como o padrão Fereghan. As peças com medalhão central são raras e valiosas. Uma característica distintiva destes tapetes, é o frequente uso de um incomum matiz verde-maçã, especialmente nas margens.


Perspolis Tapetes Persa
Clique aqui e Compre Tapetes Persas!

Tapete Turkbaff

Estes tapetes, realmente produzidos na cidade de Meshed, são os únicos desta região que apresentam ótima qualidade. Turkbaff significa nó turco, o empregado nos tapetes, cujas laçadas foram idealizadas no início do século XX, por tecelões de Tabriz. 

Até a importação de corantes sintéticos da Suíça, estes eram alguns dos poucos tapetes remanescentes tingidos com corantes vegetais. O compacto desenho da pera é usado na maioria das peças, cujo campo é vermelho-purpúreo, como nos tapetes Khorassan.

 
 
 
Perspolis Tapetes Persa
Clique aqui e Compre Tapetes Persas!

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Tapete Meshed

Meshed é a capital da província de Khorassan e uma das cidades-santas do Islã. Em sua mesquita encontra-se a tumba do Imam Reza. o maior santo do xiismo. 

Os tapetes Meshed não são produzidos na cidade propriamente dita, mas nas aldeias dos arredores e, como os Birjand, empregam o nó persa tecido em quatro fios de urdimento, embora sejam de qualidade ligeiramente melhor. 

O compacto motivo pera é o padrão mais usado, embora seja frequente um medalhão central.





Perspolis Tapetes Persa
Clique aqui e Compre Tapetes Persas!